Quarta, 15 de Julho de 2020 01:25
11982533241
Saúde Coronavírus

Afrânio registra primeira morte pelo covid-19; recuperados sobe para 29

No município são 68 casos confirmados, 29 recuperados e um óbito

11/06/2020 21h01
Por: Wallace Maciel
Foto: Wallace Maciel/Canal Blitz
Foto: Wallace Maciel/Canal Blitz

O município de Afrânio, no Sertão do São Francisco, registrou o primeiro óbito pelo novo coronavírus (Covid-19). Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 58 anos, que faleceu na última terça-feira (09) na UPA em Petrolina. O resultado positivo do teste foi notificado hoje (11) à Prefeitura de Afrânio.

O prefeito Rafael Cavalcanti (PSB), se solidarizou à família e amigos da vítima do covid-19. "Neste momento quero trazer minha solidariedade aos familiares. Pedir à Deus que dê o conforto necessário para que eles possam superar esse momento de dor pela perda do seu ente querido."

Rafael também pede para a população afraniense tomar todos os cuidados. "Á toda a população de Afrânio, eu deixo a mensagem que devemos reforçar os cuidados. Não é hora de relaxar ou afrouxar as medidas. A Prefeitura de Afrânio continuará lançando mão de tudo que for necessário para proteger a saúde dos afranienses, no entanto, sem a colaboração e a compreensão de todos, não obteremos exito nessa batalha. Conto com o apoio de todos vocês para que a gente possa dificultar a circulação desse tão danoso vírus em nossa cidade. 

Na última terça-feira (09), Afrânio ganhou mais um reforço no combate ao coronavírus. Com a chegada de dois ventiladores pulmonares e dois monitores para o Hospital de Campanha do município.

Casos do Covid-19 em Afrânio

Foram 404 testes realizados, sendo 400 resultados obtidos pelo teste rápido e 4 pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen/PE). Das 400 notificações, 332 foram descartados (negativo), 4 casos estão em investigação, 29 casos recuperados, 68 confirmados e 1 óbito.

Dos 68 casos confirmados para o covid-19, 29 são homens (42,64%) e 39 são mulheres (57,36%). Por faixa etária, são 3 casos de 0 a 9 anos, 2 casos para 10 a 19 anos, 18 casos para 20 a 29 anos, 15 casos para 30 a 39 anos, 18 casos para 40 a 49 anos, 10 casos para 50 a 59 anos, 2 casos para 60 a 70 anos e 0 casos para pessoas acima dos 70 anos.

Bairros

Antonio Avelar: 8 casos
Barra das Melancias: 1 caso
Caboclo: 1 caso
Centro: 22 casos
Cohab: 2 casos
Extrema: 3 casos
Isabel Gomes: 12 casos
José Ramos: 6 casos 
Maria Auxiliadora: 3 casos
Roberto Luiz: 1 caso
Sítio Bandeira: 3 casos
Sítio Caveira: 1 caso
Sítio Canafístula: 1 caso
Sítio Coração de Maria: 1 caso
Sítio Lagoa Comprida: 1 caso

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Afrânio - PE

Afrânio - Pernambuco

Sobre o município
O município de Afrânio é conhecido por sua produção leiteira, sendo um dos maiores produtores de leite do estado e o maior da região do São Francisco pernambucano. Os derivados de leite são produzidos na região como: queijos, doces e iogurtes também como as famosas petas (biscoito de polvilho).
Petrolina - PE
Atualizado às 01h09 - Fonte: Climatempo
23°
Alguma nebulosidade

Mín. 21° Máx. 31°

23° Sensação
22 km/h Vento
78% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens
Sexta (17/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias