Quarta, 12 de Agosto de 2020 07:15
11982533241
Geral Covid-19

Movimento pela Prevenção: Saiba como higienizar embalagens, sacolas e outras superfícies

A coordenadora e professora do curso de Nutrição da faculdade UniFTC de Juazeiro, Sibery dos Anjos, explica como a desinfecção atua de modo eficaz em produtos ou itens domésticos.

02/07/2020 21h04
Por: Vânia Castro
Foto: Divulgação/Ascom
Foto: Divulgação/Ascom

A Rede UniFTC mantém seu compromisso social e de solidariedade através do Movimento pela Prevenção. Várias iniciativas já foram realizadas como produção e doação de mais de 2 mil protetores faciais, fabricação de cabines de desinfecção, doações de álcool em gel 70%, etc. O grupo educacional fortalece também seu compromisso com a educação da comunidade, passando dicas e informações contínuas pelas redes sociais, rádios, blogs e para comunidade em geral. O objetivo é informar as pessoas sobre os mais diversos assuntos comentados no Brasil e no mundo para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Uma das pautas desta semana é sobre a adequada higienização de embalagens, sacolas e outras superfícies. Quais são os produtos eficazes? Posso higienizar itens domésticos, colocar na geladeira e não contaminar outros alimentos? A coordenadora e professora do curso de Nutrição da faculdade UniFTC de Juazeiro, Sibery dos Anjos, explica como a desinfecção atua de modo eficaz em produtos ou itens domésticos.  “É necessário que toda a superfície entre em contato com o álcool 70% por um período de 20 a 30 segundos para que ocorra a eliminação do microorganismo presente. Lembrando que para que a desinfecção seja feita de forma correta, antes da aplicação do álcool, toda a área deve estar livre da sujeira orgânica, precisando ser lavada com água e sabão”, destaca.

Com base em um estudo científico e orientações da ANVISA, a professora informa que a quantidade ideal independe da característica do álcool. “Para que ocorra uma ação eficaz, seja em gel, líquido ou spray, o importante é a concentração, que deve ser de 70%.  A água presente no álcool com esta concentração vai facilitar a entrada do produto na parede celular do microrganismo e destruir os germes. Se for utilizado um álcool com uma concentração maior,  96%, por exemplo, este contato necessário não vai ocorrer, pois a evaporação do álcool será mais rápida”, pontua.

A especialista afirma que o álcool líquido é tão eficiente quanto o gel. “O ideal é garantir que o produto tenha contato com todos os cantos das superfícies. Geralmente se recomenda o álcool gel para mãos porque a estrutura é semelhante ao hidratante e vai aderir melhor; já o líquido é indicado para as superfícies diversas. A ANVISA também solicita o uso de outros desinfetantes, como o hipoclorito de sódio (água sanitária), ácido peracético, platernário de amônia e compostos fenólicos. Importante seguir todas as orientações descritas nos rótulos destes produtos, por serem tóxicos e corrosivos”, frisa.

A limpeza de superfícies também pode ser feita com a diluição da água sanitária em água, seguindo sempre as dicas que estão nos rótulos das embalagens. “Fazer a mistura necessária para o uso diário, não deixando para o outro dia”, reforça Sibery. Após a higienização com esses produtos químicos, os itens podem ser armazenados na geladeira. “Depois da limpeza não fica resíduo químico porque o produto é volátil. Pode ser colocado na geladeira, sem problemas, pois não vai contaminar nenhum outro objeto ou alimentos”.

A professora finaliza falando sobre a importância da higienização dos produtos. “Independente da pandemia, os hábitos de higiene devem ser contínuos. Todas estas orientações já existiam, antes mesmo desta fase que estamos passando. Existem muitos microorganismos que podem afetar nossa saúde e precisamos nos proteger. Ter cuidado de higiene vai além de cuidar de nós mesmos. É cuidar de um grupo de pessoas que você possa fornecer um alimento. É cuidar de quem convive diariamente. É um ato comunitário. Não é só para mim e para o outro.  Uma atitude que visa evitar passar para frente germes prejudiciais à saúde para outras pessoas”, conclui a coordenadora Sibery dos Anjos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Juazeiro - BA

Juazeiro - Bahia

Sobre o município
Anúncio
Petrolina - PE
Atualizado às 07h15 - Fonte: Climatempo
21°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 30°

21° Sensação
35.1 km/h Vento
69.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (13/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 19° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Sexta (14/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 32°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias