Quinta, 22 de Outubro de 2020 03:20
11982533241
Educação Retorno

Aulas presenciais: secretário Estadual de Educação diz que cada estudante receberá 3 máscaras

Escolas, estudantes, professores e funcionários se preparam para retorno às aulas presenciais a partir de outubro

24/09/2020 08h40
Por: Wallace Maciel
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O secretário Estadual de Educação, Fred Amâncio, explicou que materiais como máscara e face shields já estão sendo distribuídos nas escolas para garantir um retorno seguro às aulas presenciais aos estudantes, professores e funcionários. Em entrevista ao programaBalanço de Notícias, da Rádio Jornal, nesta quarta-feira (23), ele falou sobre os preparativos para receber os alunos nas salas de aula.

“As licitações já foram feitas, os contratos já foram assinados e nós já começamos a receber esses itens. São três máscaras para cada estudante (…) Termômetros, por exemplo, já foram entregues nas escolas, mesma coisa com os totens de álcool em gel. Itens menores as compras serão feitas pelas escolas. Nós estamos com 35 mil face shields, nós temos cerca de 30 mil professores, todos vão receber, além de alguns profissionais que trabalham no atendimento das escolas”, detalhou.

Em julho, o Governo de Pernambuco divulgou um protocolo com orientações sobre a volta às aulas presenciais. O documento é para toda a educação, não só para a educação básica. Mas para o retorno às salas de aula dos estudantes do ensino médio o governo optou por fazer um detalhamento maior de alguns pontos.

Segundo o secretário, um novo protocolo com as diretrizes a serem seguidas neste retorno deve ser entregue no máximo até o início da próxima semana. “Todas aquelas medidas que já estavam previstas anteriormente continuam valendo. Agora a gente está acrescentando alguns detalhamentos maiores com relação a outras medidas”, disse. “O eixo principal envolve fortemente uma mudança de atitude na escola. Quais são os quatro grandes pontos: a parte que diz respeito ao uso de máscara, a parte do distanciamento, manter o distanciamento de 1,5 m (…) lavagem das mãos e uso de álcool em gel (…) e o monitoramento permanente. Não só a questão da temperatura na chegada, mas a gente está falando de qualquer sintoma”, completou, afirmando que são mais de 60 medidas no protocolo.

De acordo com o secretário Fred Amâncio, será preciso realizar rodízio em algumas escolas para garantir o distanciamento dos estudantes. “As escolas públicas e particulares vão oferecer alternativas de atividades não presenciais. A importância da retomada tem a ver com o fato de que a aprendizagem em um maior conteúdo só pode ser feita de forma presencial. Óbvio que a atividade não presencial é importante, permite que o estudante possa avançar, mas na escola com certeza o aprendizado é bem mais amplo (…) Muitas escolas vão ter que trabalhar inclusive com o sistema híbrido, ter aulas presenciais e não presenciais, porque muitas vão ter que trabalhar no sistema de rodízio de estudantes pela redução do número de estudantes por sala de aula”, destacou.

Antes do anúncio do governo, escolas particulares e pais de estudantes realizaram protestos cobrando uma data. Eles justificavam que o afastamento das crianças estaria afetado o aprendizado de crianças e adolescentes. Para o secretário, os argumento são válidos, mas era preciso avaliar outros pontos antes de bater o martelo. “Todos os argumentos são válidos e importantes, mas aqui no nosso Estado especificamente, e isso vale para o Brasil como um todo, a gente precisava chegar num determinado momento em que a gente tivesse uma queda sustentada dos números da pandemia de todos os indicadores. A decisão final não cabe à Secretaria de Educação. Cabe à Secretaria de Educação fazer o planejamento desse processo. A decisão final cabe ao Gabinete de Enfrentamento à Covid do Estado fortemente embasado pelos números trazidos pela Secretaria de Saúde”, disse.

Cronograma

O terceiro ano do Ensino Médio recomeça no dia 6 de outubro. Na semana seguinte, no dia 13 de outubro, os alunos do 2º ano. No dia 20 de outubro poderão ser reiniciadas as aulas para os alunos do 1º ano, do Ensino Técnico Concomitante e Subsequente e da Educação de Jovens e Adultos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Petrolina - PE
Atualizado às 03h05 - Fonte: Climatempo
27°
Alguma nebulosidade

Mín. 20° Máx. 37°

28° Sensação
24 km/h Vento
58% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Sábado (24/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 36°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias