Terça, 19 de Janeiro de 2021 02:57
11982533241
Cultura Carnaval 2021

Recife, Petrolina e mais cinco cidades podem ter carnaval fora de época em 2021

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), defendeu na manhã desta sexta-feira (18) que uma eventual transferência das comemorações do carnaval em 2021 para outro mês, que não fevereiro, deve ser debatida entre as autoridades locais.

19/12/2020 16h06
Por: Wallace Maciel Fonte: TV Jornal
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

De acordo com informações do Blog do Jamildo, o Recife poderá ter o Carnaval 2021 durante o segundo semestre do ano que vem, depois que a vacinação contra a covid-19 já tiver sido massificada no Brasil. 

A partir de uma discussão na comissão de acompanhamento externo da covid, na Câmara Federal, a aposta reflete uma saída política, que tenta modificar o feriado da festa de Momos para os meses de junho ou julho.

Ao todo, cinco cidades estão envolvidas: Recife, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Os locais são os que mais recebem fluxo de turistas na época e os principais interessados em uma compensação para as cadeias de produção afetadas, como bares, restaurantes, pousadas, hoteis, taxi e uber.

Ainda não se sabe qual será o melhor mês para a festa adiada. Para o Recife, a melhor data seria julho ou agosto, depois do São João. Mas para SP e RJ seria junho, já que eles não têm festa de São João. Quem está coordenando a discussão é o deputado federal Dr. Luizinho, do Rio de janeiro. Ele é o coordenador dessa comissão externa.

Petrolina

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), defendeu na manhã desta sexta-feira (18) que uma eventual transferência das comemorações do carnaval em 2021 para outro mês, que não fevereiro, deve ser debatida entre as autoridades locais.

Em entrevista ao Passando a Limpo, da Rádio Jornal, Coelho lembrou que, no meio do ano, já há a expectativa pelas comemorações juninas que são muito tradicionais no Nordeste.

O comentário foi feito após a decisão do governo estadual de cancelar o carnaval no início de 2021, em função do crescimento da pandemia do novo coronavírus.

“Eu acho que isso [suspensão do carnaval em fevereiro de 2021] já era previsível. Ninguém tem a previsão de imunizar todo mundo até fevereiro. Pelo contrário, a imunização deve começar em fevereiro”, disse.

Adiamento para o meio do ano

Miguel foi questionado sobre a possibilidade de adiar os eventos carnavalescos para meados de junho ou julho.

“O que me preocupa pelo critério regional, até pela tradição do Nordeste, é que se jogar [o carnaval] para junho ou julho, mexe com o São João”, lembrou o gestor sertanejo, reforçando que as comemorações juninas também movimentam uma economia estruturada em torno da data.

“A gente precisa ter muita cautela para não imprensar o calendário. Esse debate não pode ser feito de Brasilia, tem de ser feito localmente”, defendeu Miguel Coelho.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Petrolina - PE

Petrolina - Pernambuco

Sobre o município
Sexto município mais rico de Pernambuco, Petrolina foi apontada como uma das 20 cidades brasileiras do futuro na edição 2180 da Revista Veja.
Petrolina - PE
Atualizado às 02h45 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 23° Máx. 35°

25° Sensação
15 km/h Vento
61% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Quinta (21/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias